Atendimento

Perguntas Frequentes

O que é um Medicamento Genérico?

É um medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional.

O que significa a sigla PMC?

A sigla PMC significa 'Preço Máximo ao Consumidor'. É o teto de preço a ser praticado pelo comércio varejista, ou seja farmácias e drogarias, conforme resolução CMED Nº 3 de 4 de maio de 2009. Segundo a resolução nº 2 de março de 2014: "Art. 8º - As unidade de comércio varejista deverão manter à disposição dos consumidores e dos órgãos de defesa do consumidor as listas de preço de medicamentos atualizadas, calculadas nos termos desta resolução."

O que é um medicamento similar?

Medicamento Similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica do medicamento de referência, registrado no órgão federal responsável, neste caso a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Pode diferir somente em relação às caracteristicas relativas ao tamanho e forma do produto, bem como o prazo de validade, modelo de embalagem, rótulo, excipientes e veículos. Deve sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

Em casa, onde devo guardar meus medicamentos?

Todo e qualquer remédio deve ser guardado em local apropriado. Na maioria das vezes, em local fresco e arejado, com temperaturas amenas, longe da umidade e com circulação de ar, sem abafamento. Não devemos guardar medicamentos no banheiro, por ser um local que recebe umidade do banho e, muitas vezes, abafado, nem na cozinha, pois é um local quente. Alguns medicamentos devem ser guardados em geladeira, não podendo ser guardados na porta da geladeira e nem no congelador. Todos os medicamentos devem ser guardados longe do alcance das crianças. Importe: preste sempre atenção à data de validade dos medicamentos, não ingerindo ou utilizando remédios vencidos, mesmo que o vencimento seja recente, pois além de não ter ação pode ter algum efeito prejudicial.

O que é um medicamento de marca ou referência?

Medicamento de Referência é um produto inovador, registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, no caso a ANVISA e com liberação para ser comercializado no país. Sua eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.