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Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

Alguns alimentos têm o poder de afastar o mal-estar, espantar a tristeza e elevar o astral. Em um episódio depressivo, a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago.

 

- Chocolate/Cacau: além de ser fonte de triptofano (precursor da serotonina), o cacau concentra outras substâncias benéficas para o humor, como a estimulante teobromina, a feniletilamina e o magnésio, que ajudam a elevar o astral.

 

- Chá Verde: o chá verde contém diversos antioxidantes, como polifenóis e catequinas, que ajudam a reduzir o estresse e diminuem os radicais livres no cérebro. Assim, protegem os neurônios e afastam riscos de inflamação.

 

- Folhas Verdes: estudos mostram o consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de depressão. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface).

 

- Peixes: são fontes de proteína (sardinha, atum e salmão) e ricos em triptofano, que produz serotonina e é responsável pelo estado de humor, capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.

 

- Abacate: o abacate é rico em vitamina B3, que tem ação específica sobre o sistema nervoso e colabora para a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro. Essa vitamina, em conjunto com o ácido fólico, atua nos neurotransmissores, facilitando a promoção de bem-estar.

 

- Banana: a banana é excelente fonte de triptofano e carboidratos, que auxiliam a liberação de serotonina, melhorando o ânimo. A fruta é repleta de vitamina B6, que auxilia no metabolismo de substâncias que regulam o humor. E contém potássio, magnésio e biotina, que auxiliam a diminuir a ansiedade.

 

- Ovo: como proteína, também apresenta triptofano. O ovo também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a modular o humor, e acetilcolina, cuja carência pode favorecer quadros de apatia, tensão e problemas de memória. Recomendação: até 5 ovos por semana, evitando os fritos.

 

- Oleaginosas: as nozes, castanhas, macadâmias, amêndoas e avelãs além de serem fontes de triptofano, também possuem vitamina B1, que melhora a concentração. Também contêm bastante selênio, que evita a depressão, irritação e ansiedade. Muito calóricas, devem entrar na dieta em quantias moderadas.

 

- Leite e Derivados: são fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos, além de regularizar a pressão arterial.

 

- Carboidratos Complexos: Eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção da serotonina. Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão.