Dicas e Novidades

Porque as frutas em excesso podem fazer mal?

As frutas, quando consumidas em quantidade adequada, só trazem benefícios à saúde. O problema é com a quantidade: ao comer muitas frutas ao longo do dia, o nível de glicose, além de subir rapidamente a cada ingestão, permanece sempre alto no sangue. Isso faz com o organismo tenha uma sobrecarga de trabalho, produzindo mais e mais insulina (para “limpar” o sangue) e causando uma série de problemas de metabolismo (inclusive diabetes tipo II).

Deve-se ter cuidado com o açúcar naturalmente contido nas frutas, a frutose. A frutose é rapidamente metabolizada na forma de gordura, bem mais rápido e direto do que glicose, muitas vezes promovendo o armazenamento de gordura, particularmente na região abdominal.

Em excesso, a frutose pode alterar o equilíbrio de eletrólitos em seu corpo, sobrecarregando os rins — um problema importante para quem já tem algum problema renal.

Quem tem problemas intestinais e estomacais também deve prestar atenção à quantidade de frutas que comem. O excesso de frutose é transformado em gordura pelo fígado. Com o excesso, essa gordura não é eliminada do corpo adequadamente, e pode acabar obstruindo as artérias e causando problemas cardíacos. Devido a esta mesma causa, pode ver aumento de pressão e ganho de peso.